segunda-feira, 30 de junho de 2008

Retrospectiva...

Quero partilhar uma compilação das várias montagens que fiz desde que me iniciei no hobbie. Olhando para trás, há uma grande sensação de nostalgia de como os aquários plantados eram vistos nessa altura. Apesar do ideal de aquário plantado ser encher o aquário com o máximo de plantas possível, agrupando-as conforme as espécies e os planos do aquário, havia um sentimento de desafio porque a informação de como manter plantas aquáticas não era tão abundante como nos dias de hoje, os conhecimentos ainda eram muito rudimentares e a experimentação era um desafio que era prontamente partilhado pelos poucos aquariofilistas que mantinham aquários plantados. Em termos de decoração, o hardscape era ainda um pormenor da montagem explorado apenas por alguns colegas do hobbie mais experientes. Com a experiência e a procura de novos conceitos de aquascaping, bem como com o conhecimento e influência do trabalho desenvolvido pelo Sr. Takashi Amano, o meu gosto e filosofia no que toca a montagens de aquários plantados virou-se imediatamente para o estilo " nature".

I want to share a compilation of several setups I did since I have started in the hobby. Looking to the past, there´s a nostalgia feeling on how planted tanks were seen back then. Despite the ideal of a planted tank in that time was to fill the tank with as much plants as we could, grouping them in species and viewing planes, there was a feeling of defiance because information on how to keep aquatic plants was still very scarce and so experimentation became a challenge that was readilly shared by the few hobbyists that maintained planted tanks. In terms of decoration, the hardscape was still a detail of the setup that was explored only by few experienced hobbyists. With the increasing experience and the search for new aquascaping concepts, as well with the knowledge and influence of Mr. Takashi Amano´s work, my taste and filosofy when it comes to setup planted tanks, turned immediately to the " Nature style".
















6 comentários:

Filipe Oliveira disse...

Boas André,

O 2º áqua foi um dos que mais me marcou quando eu iniciei este hobbie.
Acho misterioso, simples, harmonioso e muito natural.

Abraço,

Filipe Oliveira

DaniReef disse...

Wonderful blog and Amazing photos!


Danilo
www.DaniReef.com

André disse...

Olá Filipe.

Descreveste o aquário da mesma maneira que eu o faço quando olho para ele. O 2º aquário foi, para mim, o ponto de viragem na montagem de plantados. Foi o primeiro aquário onde introduzi " hardscape" como elemento chave para o detalhe e naturalidade. Foi a transição entre o plantado bruto, cheio de cor, formas e senso de jardim artificial para algo mais simples, harmonioso e ao mesmo tempo, dentro daquilo que perseguia como filosofia.

Danilo, my friend, thank you for the comment!

Abraço/regards,
André

Jorge Santos disse...

Bem que nostalgia estas fotos me estão a trazer, sinto que cresci neste mundo a acompanhar as tuas montagens e muito aprendi com elas. O meu obrigado por isso.

O 2º aqua é realmente especial, transmite calma, respira naturalidade, precisamente os valores que eu mais aprecio na avaliação de um aquário.

Unknown disse...

Olá André!
Graças a este blog, pude ver as tuas montagens antigas! Parabéns!
Abraço
José Mendonça

André disse...

Olá Jorge.

Obrigado pelo teu comentário. É bom saber que ainda há pessoal que se lembra destas montagens e suas evoluções ao longo do tempo e que, de uma maneira ou de outra, lhes foi útil. Para mim, foram e são muito úteis pois permite-me tentar fazer algo diferente no futuro...

Olá José.

Obrigado! É sempre um prazer partilhar estes momentos que, apesar de não terem sido presenciados por alguns na altura, se tornam memórias para mais tarde recordar. É um pouco como as tuas belas fotos de viagens à volta do Globo...


Abraço,
André