quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Momento: Algas castanhas

Apesar de muito novo, o Reef continua a maturar, lentamente. e sem qualquer tipo de manutenção. A introdução dos peixes levou a uma destabilização momentânea do ciclo e por conseguinte, as algas apareceram, nomeadamente, Diatomáceas. É algo que estou a levar com muita calma, não interferindo e não desesperando. Se continuar assim, tenho a certeza que desaparecerão tão depressa como apareceram. Entretanto, nota-se já também algum crescimento da alga coralina, embora ainda muito tímida. A iluminação é, de momento, constituída apenas por duas lâmpadas de 39W ( uma de 10K e outra de 14K), durante 4h diárias. O cardume de Chromis continua saudável, embora dos 11 inicialmente introduzidos, conte apenas 10. Ao que parece, após uma semana de serem introduzidos no aquário, um deles deixou de aparecer, presumindo que tenha morrido atrás da rocha.

Entretanto, já fiz a encomenda das lâmpadas que deverão chegar brevemente. São 8 lâmpadas de 39W que irão constituir a iluminação para o crescimento dos SPS. O espectro foi pensado de modo a dar tons predominantemente azuis, com alguma luz vermelha a reflectir sobre os corais de cor quente, realçando-os. As lâmpadas são praticamente todas da Korallen-Zucht, empresa alemã mundialmente conhecida entre os amantes de SPS pela gama de productos que possuem para este tipo de corais e pela oferta dos mesmos, em que as cores são a sua marca. A outra marca escolhida foi a Giesemann para colocação de uma lâmpada actínica. A configuração das lâmpadas na calha será então, de frente para trás:

- KZ New Generation 14K
- KZ Coralight 10K
- KZ New Generation 14K
- Giesemann POWERCHROME actinic plus
- KZ Fiji Purple
- KZ New Generation 14K
- KZ Coralight 10K
- KZ New Generation 14K

Espero, com isto, obter um espectro completo para aproveitamento dos corais e realce das cores dos mesmos, bem como contribuir para manter um tom de cor que me agrade estéticamente.

Seguem mais umas fotos do aquário e do desenvolvimento das algas.










Sem comentários: