terça-feira, 16 de setembro de 2008

Planos, esboços e algum material...

Terminados os outros dois projectos de menor magnitude, venho desta forma apresentar o terceiro e último que ainda está em fase de planeamento nalguns pormenores mas que, no mais importante, já está pronto para arrancar. Com este aquário, inicio-me no mundo da água salgada, algo que apreciava até há pouco tempo mas que não me aliciava a experimentar. Depois de muita influência de vários amigos com aquários de Reef e, particularmente, do meu irmão ( que possui um reef de 2m há 2 anos), comecei a olhar para os seres marinhos e para a forma como tudo se complementa de uma maneira diferente, atraindo-me bastante a enorme biodiversidade e comportamentos hierárquicos e simbióticos que se originam entre diferentes animais.

Como já disse, há alguns pormenores que ainda precisam de ser aprofundados, como é o caso da Sump e coluna seca, de modo a tornar o sistema o mais eficiente e silencioso possível. Quero também evitar o melhor que puder a evaporação dentro do móvel, pelo que, em princípio, irei fechar a mesma ficando apenas com abertura para o equipamento que dela sai.

[ENG] After ending the two other minor projects, I present you the third and last project that´s still in a planning phase over some minor details but, in the overall, it is ready to go. With this tank, I initiate my journey in the saltwater world, something I admired not so long ago but never gave me the need to try out. After being influenced by several reefkeper´s friends and particularly by my brother ( that keeps a 2m reef for over 2 years), I began to look upon marine species and their environment from a new perspective, being atracted by the huge biodiversity, symbiotic and hierarquic behaviour that is settled between different animals. For someone that as been used to plants and all freshwater animals for several years, these are all new features for me.

As I mentioned before, there are still minor details that need to be studied, such as the sump and the overflow, in a way that the system is efficient and noiseless as possible. I also want to avoid in the best way possible the water evaporation inside the stand, so I am thinking in closing the sump, leaving only the taller equipment outside of it ( like the skimmer and such).


Aquário: 100*60*50cm ( Comp*Larg*Alt) - 300L; sem travamento, vidro de 12mm Extra-claro nas laterais e frontal, coluna seca e vidro posterior lacado a preto
Iluminação: calha DIY 6*39W T5 HO
Circulação: 2 x Tunze Nanostream 6055 controladas por um Multicontrolador ( 2 x 5500L/h)
Rocha viva: ainda não tenho nem sei a quantidade a colocar; dependerá do layout
Rocha morta: 6 Kgs de Reefplates
Substracto: Nature´s Ocean Bio-Active Live Aragonite, o equivalente a fazer uma pequena SB

Sump: 55*35*40cm ( Comp*Larg*Alt)
Escumador: Deltec MCE600 ( provisório, tenciono fazer um upgrade para um ELOS NS 500, brevemente)
Bomba de retorno: Sicce Multi 2500 ( 2500L/h)
Aquecimento: 250W Jager
Reposição: água de osmose através do Osmoregulador da Tunze
Durezas, Ca, Mg e outros: Reactor de Kalk na reposição de água ( provisório, uma vez que pretendo mudar para o Doseador automático Grotech III NG e adicionar os constituintes um a um através dos produtos da ELOS)

Depósito de água de osmose + Depósito de água salgada: 35*35*50cm ( Comp*Larg*Alt)
















O MCE600 tem uma boa reputação e é considerado o melhor escumador hang-on por muitos. No projecto inicial, este escumador teria sido suficiente e acredito que me servirá agora no início mas, tendo aumentado a litragem do projecto e quando este estiver mais maduro, é possível que o escumador não faça o seu trabalho a 100%, pelo que tenciono fazer o upgrade para o NS 500, ficando já com um escumador para o futuro.

A rocha viva ainda é uma incógnita, uma vez que pretendo definir um hardscape não com muita rocha, apenas o suficiente para fazer um layout a meu gosto. A rocha morta é constituída apenas por alguns reefplates, sendo o resto RV.

Como substracto, quero colocar areia, apenas o suficente para trabalhar os desníveis e dar um aspecto mais apelativo ao aquário. Não pretendo que tenha qualquer função na desnitrificação.

Em relação ao reactor de Kalk e a sua substituição a longo prazo pelo doseador automático prende-se com o facto de querer evitar a parafernália de " gadgets" que vêem com o reactor de cálcio. Sei que a longo prazo, principalmente num aquário maioritariamente constituído por SPS, os consumos de nutrientes aumentam consideravelmente e o investimento em algo que suprima essa carências é uma necessidade. Para fugir à confusão que normalmente se gera ( já para não falar nos custos elevados de um reactor e restante material) dentro do móvel, optei por algo mais simples, que ocupa pouco espaço e que colmata igualmente as necessidades dos corais.

Para além disto, pretendo experimentar a " Purist Line", da ELOS que, grosso modo, é uma técnica similar ao Zeovit, baseada numa filtragem da água através de Zeolites e na adição de 5 integradores ( bactérias e respectivo alimento), bem como alimento para os corais.

Para terminar, deixo um esboço do escritório, onde irei ter o plantado e o reef e de como ficará este último depois de montado, com a estructura metálica forrada a contraplacado marítimo.









2 comentários:

DaniReef disse...

Welcome to the Reef World!

I'm happy you'll be in!

For any comments, feel free to ask

Danilo
www.DaniReef.com

André disse...

Hello my friend!

Thank you for your disposal.

Maybe this week I have more news regarding this project. Stay tunned!


Regards,
André