quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Iluminação - 100% T5

Upgrade de 6 x 39W para 8 x 39W - Parte I

Lâmpadas: duas KZ New Generation 14K; duas KZ Coral Light 10K; uma KZ Fiji Purple; três Giesemann Actinic Plus









A calha era um DIY de 4 x 39W que tinha num plantado. Entretanto, no conseguindo vender pelo preço que pedia na altura, acabei por ficar com ela e fazer-lhe um upgrade para 6 x 39W. Mesmo assim e depois de de muito pensar, acabei por chegar à conclusão que com 8 lâmpadas conseguiria um espectro mais completo, bem como valores PAR mais elevados. Além disso, seria uma boa oportunidade para lhe colocar reflectores decentes. Aqui está ela no formato 6 x 39W



Desmontagem: remoção dos reflectores antigos e das barras transversais, nova configuração dos casquilhos para cada balastro ligar as lâmpadas a partir das extremidades da calha.



Montagem dos reflectores individuais, seis ao todo e colocação de novos casquilhos + balastro electrónico Vossloh-Schwabe; O facto de aumentar o número de lâmpadas apenas no interior da calha serve o propósito de concentrar mais intensidade luminosa e conseguir valores PAR mais elevados na zona que realmente interessa iluminar: a rocha onde serão colocados os corais. A calha fica assim com 8 x 39W em apenas 42cm de largura, deixando ainda bastante espaço entre o vidro da frente e a calha e o vidro de trás e a calha, para se ter movimentos livres quando se quiser mexer dentro do aquário ( o aquário tem 60cm de largura).



Upgrade de 6 x 39W para 8 x 39W - Parte II

A configuração é, de frente para trás ou, como se vê nas fotos, da esquerda para a direita:

- KZ 14K
- 22K Giesemann +
- 10K KZ
- 22K Giesemann +
- KZ Fiji Purle
- 10K KZ
- 22K Giesemann +
- KZ 14K




Azuis e Fiji Purple


Azuis e 14K



Sem comentários: