domingo, 3 de maio de 2009

Upgrade ao escumador: ATB Nano B

Recebi finalmente o novo escumador.
É um ATB Nano B alimentado por uma Sicce PSK 2500 alterada pela própria ATB.

É a linha mais recente de escumadores da consagrada marca ATB ( Aquarium Technik Burian). Com um design atraente e extremamente funcional, estes escumadores cónicos começam a entrar no mercado Europeu e Americano em força. A ATB desenvolveu o Nano B com o intuíto de servir os aquários de média litragem ( entre 200L e 400L) a baixo custo devido ao tipo de construção e bomba que o alimenta.
Os tipo de materiais usados, a atenção dada aos pormenores, o atraente e funcional design completamente cónico, eficiente bubble plate e câmara de injecção, bombas devidamente alteradas e equilibradas fazem deste escumador uma verdadeira máquina de bolhas super-finas para uma óptima escumação.





Nos ATBs, tudo se resume a equilíbrio entre bomba e escumador e foi por isso que a marca instalou vários tipos de bombas consoante o corpo, promovendo um bom rácio entre volume de água/volume de ar. No caso do Nano B, há a opção de vir com uma Sicce PSK ou com uma Eheim 1250. Ambas as bombas são alteradas pela ATB de modo a tirarem o maior partido do escumador.

A ATB escolheu a Sicce PSK como " stock pump" para este escumador uma vez que é uma bomba bastante eficiente, fazendo um volume elevado de ar tendo em conta o seu baixo consumo. No entanto, é uma bomba que pode ser alterada para se tornar mais funcional e foi isso que a ATB fez em três peças: a pinwheel, o compartimento que alberga o rotor e a cobertura deste compartimento onde encaixa o veio de cerâmica que é acoplada à cobertura desenvolvida pela ATB.



A pinwheel alterada promove uma quebra das bolha de ar que vêm do venturi, tornando-as mais uniformes e de reduzidas dimensões que seguem directamente para a câmara de injecção. O compartimento que aberga o rotor foi modificado no sentido de se tornar simétrico. Isto trouxe vantagens à bomba uma vez que esta, de origem, tinha problemas em arrancar pela assimetria do compartimento ( o rotor só era funcional para um lado). Sendo simétrico, deixou de ser relevante para que lado o rotor arranca, uma vez que o ar e água facilmente são encaminhados para a saída da bomba. Para além disto, a área do compartimento foi aumentada, traduzindo-se em menor resistência e maior entrada de ar. A cobertura do compartimento foi também substituída por uma cobertura desenvolvida pela ATB que evita folgas entre a protecção do rotor e o exterior, tornando a bomba mais silenciosa.







No que diz respeito ao escumador propriamente dito, trata-se de uma peça única de acrílico que é soldada a ar quente de modo a criar um corpo rígido e completamente estanque. Apesar de ser um processo muito mais demorado e que requer maior destreza do que uma peça de acrílico cilíndrica, tem os seus benifícios. Os cones criam uma transição muito mais suave do corpo para o copo. Isso reduz a turbulência e o borbulhar, permitindo um efeito de compactação muito maior que os tradicionais escumadores. Para além disso, a forma cónica reduz a contra-pressão nas bombas, permitindo que estas puxem mais ar.

A ATB praticamente que não usa cola nos seus escumadores, preferindo soldar as peças umas às outras. Não só este método confere uma enorme robustez ao produto final como adiciona uma qualidade de construção manual que só ao vivo é possível constatar. O copo encaixa directamente no topo do corpo e é selado por encaixes esculpidos no acrílico por máquinas CNC e um o-ring perfeitamente ajustado.



O escumador vem com dois pinos azuis montados no tubo de saída da água e no suporte lateral deste que indicam a total abertura da saída de água quando estes se encontram alinhados. É esta saída de água e o facto de se poder rodar o tubo vertical que permitem calibrar a altura da água dentro do escumador, tranduzindo-se numa escumação mais seca ou mais líquida.



A atenção aos detalhes, o aspecto geral e o facto de ser um escumador extremamente equilibrado e funcional foram razões suficientes para não pensar em mais nada. Passados apenas 4 dias de montagem, os resultados são surpreendentes. A quantidade de matéria orgânica que tira e aquilo que vejo no aquário em resultado disso fazem-me pensar que valeu bem a pena o tempo que esperei por ele. Mais informações no representante ATB em Portugal.

2 comentários: