quarta-feira, 15 de julho de 2009

Novas adições

Uma vez que o aquário se encontra já praticamente finalizado em termos de corais, começo agora a concentrar-me na introdução de mais peixes. Achei que faltava alguma cor e movimento em alguns níveis do aquário e por isso optei por alguns peixes que me completassem essa lacuna, bem como contribuírem para a manutenção do sistema.

A introdução mais gratificante foi, sem dúvida, um trio de Anthias squamipinnis que dão uma vida excepcional ao aquário. As suas cores vibrantes, a constante exploração por todo o aquário, a interacção entre eles e os outros peixes, são tudo boas razões para passar bons tempos a olhar para o aquário. Estão há duas semanas no aquário e dois deles já comem comida seca. O terceiro ainda só come comida congelada e, apesar de activo, é o que apresenta menos vivacidade, sendo por vezes assediado pelos outros dois.







A próxima introdução no aquário tinha de ser de um peixe que me desse pormenor, cor e que ocupasse a zona inferior da rocha, junto à areia. Depois de investigar alguns peixes com estes requisitos, cheguei até um góbio que é, quanto a mim, o mais bonito da família: Stonogobiops yasha. O problema deste peixe é que é muito tímido quando entra no aquário e, como seria de esperar, mal encontrou uns buracos na rocha, nunca mais o vi. Depois de quase duas semanas a observar atentamente a rocha e à volta do aquário para o caso de ter saltado fora de água ( outro comportamento pelo qual são conhecidos), consegui, há coisa de 4 dias, finalmente avistá-lo no seu refúgio, apenas com a cabeça de fora. Aparentemente, tomou o interior de uma rocha cheia de buracos como a sua casa. Infelizmente, a entrada da toca não está muito acessível ao olhar por isso, desde que o localizei que o tenho tentado com comida congelada de maneira a fazê-lo sentir-se mais à vontade com a presença dos outros peixes, bem como comigo. Hoje, finalmente, decidiu presentear-me com algumas saídas da toca enquanto comia. Apesar de não se afastar da toca, já se mostra completamente e parece começar a ganhar à vontade com a minha presença. O suficiente para lhe ter tirado algumas fotos.








A terceira adição foi um peixe que me fizesse a manutenção da rocha a uma escala mais pequena que os cirurgiões. É um peixe muito sociável que tem feito um trabalho fantástico e incansável na limpeza da rocha, pastando constantemente as microalgas que crescem na mesma. Trata-se de uma Salarias ramosus. Não é um peixe tão extravagante quanto o Gobio e passa muitas vezes despercebido confundindo-se com a rocha mas, para além de comer as algas, é um peixe engraçado à sua maneira.






2 comentários:

DaniReef disse...

WOW!!!

I don't know how to chose if are better the pictures or the fish...

My compliments!

Danilo
www.DaniReef.com

André disse...

Danilo, many thanks. :)

Still young this tank but it´s maturing nicely. I´ll try to post some FTS soon.


Regards