domingo, 6 de dezembro de 2009

Pictures from Above

Este fim-de-semana entreti-me um pouco a construir um extensor estanque onde coubesse totalmente a lente da máquina, podendo assim tirar fotos superiores dentro de água sem o problema dos reflexos da luz ou a movimentação da água derivado às bombas e claro, sem danificar a máquina.

O resultado ficou melhor do que esperava apesar de ficar um bocado limitado no que diz respeito ao focus e zoom manual, já que a lente cabe praticamente à justa no extensor e não há possibilidade de colocar a mão para regular a lente. Ainda assim, acho que vale bem a pena, mesmo com a minha velhinha 18-55mm. Claro que com uma lente de 100mm, os resultados seriam bem melhores.









2 comentários:

R disse...

Olá André,

Não queria deixar passar em branco este teu post. Fantásticas fotografias e fantásticos corais, os meus parabéns!!! Fotografar com lente macro de cima é uma verdadeira chatice, o peso da máquina e a focagem da objectiva. Eu costumo utilizar uma peça da Schuran para fotografar de cima mas utilizo a lente de 50mm (f1,8), mais leve do que a macro e muito luminosa.

abraço,
Ricardo Rodrigues

André disse...

Obrigado pela tua visita e comentário. Pelo que tenho visto de outras pessoas a tirar fotos com caixas estanques, parece que com lentes de 100mm ou perto se consegue " macros" mais satisfatórias exactamente pela possibilidade de aproximação do objecto e pela reduzida abertura mas a tua sugestão também me parece bastante válida. Vou experimentar com uma 50mm emprestada a ver se me safo.


Abraço,
André