segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Review de Agosto: ELOS Potassium e ELOS Phospahte HR Test Kits

A ELOS lançou este ano, na Interzoo, dois novos testes para os reef freaks que, como eu, gostam de manter controlados os parâmetros da água do aquário. Estes testes são mais virados para o reefer que pretende manter SPS a crescer e com boas cores no aquário, permitindo tirar o máximo partido de sistemas que visam a exportação de nutrientes, como é o caso dos sistemas probióticos em que os parâmetros são vigiados ao pormenor e os aditivos são doseados conforme os resultados dos testes. Os testes referidos são o ELOS Potassium e ELOS Phospahte HR ( High Resolution).


Como em todos os produtos da marca italina, a apresentação é algo que nunca é deixado ao acaso e no caso dos novos testes, essa apresentação permanece impecavelmente limpa e simples. A atenção ao pormenor é, de facto, algo que enche o olho a qualquer aquariofilista mais exigente.


ELOS Phosphate HR ( High Resolution): este teste foi produzido com o objectivo de detectar fosfatos inorgânicos num intervalo mais reduzido ( 0,008 - 0,14ppm) mas a uma escala mais abrangente que os testes convencionais, permitindo assim ao aquariofilista perceber quão baixos são realmente os fosfatos do aquário ( pelo menos os que se conseguem quantificar). A caixa contém:

  • 1 x comparómetro com dois tubos de ensaio e escala de cores
  • 1 x frasco com reagente líquido
  • 1x frasco com pó reactivo
  • 1x seringa de dosagem de 5ml
  • 1 x manual de utilização

Após seguir as instrucções de modo a preparar a solução com a água do aquário e com os reagentes, coloca-se o comparómetro com os respectivos tubos de ensaio sobre a escala de cores de modo a que o tubo de ensaio com a solução de controlo ( apenas água do aquário) fique sobre a fila de cores e o tubo de ensaio com a solução feita ( água do aquário + reagentes) fique sobre a fila de brancos.


Procede-se então ao deslizamento do comparómetro sobre a escala observando-se os tubos de ensaio de cima para baixo até a cor ser igual em ambos. À cor encontrada corresponde um valor de fosfatos, sendo essa a quantidade de fosfatos inorgânicos contidos na água do aquário.




ELOS Potassium: é provável que as pessoas questionem a necessidade de se criar um teste de potássio para água salgada ou que papel tão importante desempenha o Potássio na água salgada ao ponto de se criar um teste específico para este parâmetro, à semelhança dos parâmetros mais controlados ( kH, Ca, Mg, etc)... Em poucas palavras, é sabido que o Potássio, ao nível celular, juntamente com o Sódio, promove a despolarização/repolarização das células animais através do seu transporte ao longo da membrana celular e, grosso modo, é isso que permite a comunicação entre células, entre tecidos, entre órgãos e entre sistemas. O Potássio é um elemento que, tal como muitos outros, é reposto através das trocas de água ( água natural ou água sintética). No entanto, é sabido que nem todos os sais contêm este elemento nas quantidades desejáveis ( qualquer valor entre os 350-450ppm na água do aquário é aceitável, sendo o ideal entre os 380-420ppm) e o valor do Potássio na nossa costa pode variar, da mesma maneira que o Cálcio varia em relação às águas tropicais. É também possível que, em certos sistemas dominados por grandes consumidores ( corais duros - sps), o Potássio seja consumido em grande quantidade ou exportado via escumador ( aquários dominados por sps têm, normalmente, grande poder de escumação) pelo que podem surgir deficiências deste elemento nos corais. Esta carência é particularmente sentida em corais mais suceptíveis a tal, como é o caso das Montiporas, podendo ser considerados, visualmente, indicadores primários se os níveis de Potássio descem abaixo do valor mínimo aceitável. Uma deficiência de Potássio manifesta-se nas Montiporas como perda de cor, palidez, crescimento estagnado, retracção de pólipos e em casos mais severos, perda de tecido ( necrose). Considerando que estes corais estão livres de pestes como nudibrânquios e afins, a deficiência de Potássio pode ser a causa mais provável de tais sinais , algo que deve ser confirmado por um teste de Potássio de confiança.

A caixa contém:

  • 2 x frascos de solução
  • 1 x frasco conta-gotas
  • 1 x frasco com pó reactivo
  • 1 x seringa de dosagem de 12.5ml
  • 1 x seringa de dosagem de 5ml
  • 1 x seringa de dosagem de 1ml
  • 1 x pauta de cores
  • 1 x manual de instrucções

Após seguir as instrucções de modo a preparar a solução com a água do aquário e com os reagentes, coloca-se o frasco de solução sobre o círculo branco e preto e observa-se o frasco de cima para baixo ao mesmo tempo que se vai deitando a solução feita com os reagentes, até se deixar de ver o círculo preto no fundo do frasco. Quando isso acontece, levanta-se a outra metade da pauta de cores de modo a ficarmos com a escala numerada paralela ao frasco. Compa-se o nível da solução no frasco com a escala tracejada e lê-se o valor correspondente. Esse valor diz respeito à quantidade de Potássio, em mg/lt.

Sem comentários: