domingo, 20 de setembro de 2009

112L - Segundo Reef

Parte I - O Projecto

Esta é a minha mais recente montagem e a segunda experiência em água salgada. Decidi converter o aquário plantado de 112L para um nano-reef de modo a poder ter um sistema do tipo lagoa onde predominam os corais moles e LPS. Com o crescente gosto pelos corais menos exigentes, achei que, aproveitando o sistema dos doces com algum material que tinha sofrido upgrade no 300L ( escumador, bomba de retorno), poderia fazer algo do tipo low-tech mas que ao mesmo tempo me desse tanto prazer de desfrutar como o aquário de 300L, com a única diferença sendo o tipo de corais utilizados.


O projecto iniciou-se com algumas alterações no aquário, tendo sido levado à Vidromoldura para o amigo Rui tratar das mesmas. Fez-se dois furos, sendo um de 25mm ( retorno) e outro de 32mm ( esgoto), construiu-se uma coluna seca com vidro lacado a preto de 6mm e revestiu-se o vidro posterior com vinil preto cortado à medida. O Rui fez tambem o favor de me cortar os excessos de silicone que já existiam nas junções dos vidros, ficando o aquário com uns acabamentos mais perfeitos. Para colocar a coluna funcional, foi colocado um pente cinzento de acrílico, um durso no esgoto e um par de Loc-Lines pretos a fazer o retorno. Para além do aquário, o projecto conta também com uma Sump e um reservatório de água de osmose para a reposição de água automática.

A nível de iluminação, aproveitei a calha que tinha no plantado, tendo-lhe adicionado mais duas lâmpadas de 18W, ficando assim com 6 x 18W T8. Cada lâmpada tem o seu reflector e são todas ligadas por meio de balastros electrónicos o que maximiza o seu desempenho a um custo mais reduzido. Foi também colocada uma moonlight de três Leds que dá uma luz azul muito difusa durante a noite, proporcionando um ambiente calmo aos habitantes do aquário e evitando que estes se assustem com os movimentos externos. Tudo isto suportado por um " L" em perfil de alumínio para um aspecto geral o mais simplista e estéticamente agradável possível.






Pormenor dos Loc-Line em preto

Hardscape
O layout, à semelhança de todo o projecto, foi idealizado para ser o mais minimalista possível ao mesmo tempo que tenta simular o landscaping aquático com a finalidade de proporcionar um sentimento natural e agradável à vista. O método implementado na construção do layout é o mesmo método utilizado em todas as montagens que faço e que aprendi enquanto mantive aquários plantados, consistindo, em primeiro lugar, na colocação da areia de modo a criar os desníveis e alinhamentos pretendidos. Isto é conseguido com a ajuda de um esquadro.



Trabalhada a areia, segue-se a colocação da rocha para a construção do layout propriamente dito. Na apreciação de aquários, quer de água doce, quer de água salgada, observo que a maior parte das vezes o layout é algo que é negligenciado na altura da montagem, levando a um desiquilíbrio entre inertes e vivos e provocando, a longo prazo, compromisso estético e funcional. No caso dos aquários de água salgada, é muito comum os aquariofilistas enveredarem pela colocação de uma quantidade exagerada de rocha com omissão das regras básicas que diferenciam um layout bem pensado e bem estruturado, representativos da estética e naturalidade que se procura ter em quatro paredes de vidro, de um paredão de rocha sem sentido e feito ao acaso, inestético e que se torna prejudicial a longo prazo. Este apontamento tem o intuíto de sugerir calma na hora de fazer o layout do aquário, de sugerir que se tire o máximo prazer com a ideia de criar um cenário o mais natural e bonito possível sem esquecer os futuros habitantes do aquário e as suas necessidades. Percam tempo com a escolha e colocação da rocha, sejam críticos do vosso próprio trabalho e vejam o aquário de todos os ângulos para se certificarem que a colocação da rocha está devidamente bem feita e agradável à vossa vista. Se usarem rocha viva, podem na mesma fazer o layout sem água mas tenham o cuidado de cobrir a mesma com jornal e ir borrifando-a com frequência para manter a bicharada e microorganismos vivos. Fazer um layout com água no aquário é muito díficil pela observação e movimentação limitada daquilo que se está a fazer e quase sempre o aquariofilista, frustrado e cansado, desiste de criar algo que poderia ter potencial a nível decorativo, contentando-se com o facto de as pedras se manterem estáveis empilhadas umas nas outras.

Neste caso, toda a rocha usada é morta, constituída por rocha artificial e reefplates, o que torna a construção do layout muito mais fácil pois não é preciso ter o cuidado de não a deixar secar. Pude estar várias horas de volta do aquário, experimentando todas as rochas que tinha à disposição e de como cada peça ficaria melhor de modo a criar um pedaço único de rocha em forma de ilha com um ponto focal bem definido e linhas de tensão devidamente equilibradas. Este layout foi feito em 5 horas, com as devidas pausas para apreciação e idealização do que poderia fazer mais para lhe dar pormenor e profundidade.












Parte II - Água e Vida ( Continuação)

Sem comentários: