quarta-feira, 30 de setembro de 2009

112L - Segundo Reef

Parte II - Água e Vida

No dia seguinte e contente com o resultado do hardscape, foi altura de o encher. Uma vez que usei areia e rocha morta, seria necessário encher o aquário com água bem colonizada em bactérias, assim como introduzir algumas culturas de pods e copépodes para promover a ciclagem do mesmo. A água utilizada foi 50% proveniente do aquário de 300L e os outros 50% correspondem a água natural colectada no Cabo Raso. As culturas de pods e afins foram colectadas por aspiração da Sump e rocha do aquário de 300L.












Com o aquário cheio de água viva e alguns " starters" de micro-vida para começar a processar a matéria orgânica, foi iniciada a primeira fase do Método Purist da ELOS de modo a promover e optimizar as culturas de bactérias nitrificantes responsáveis pela nitrificação ( transformação da amónia excretada pelos vivos em nitratos como produto final). A primeira fase da Purist Line consiste na introdução de Zeolites ( Filtra M), alimento para bactérias aeróbias ( Rb10) e bactérias aeróbias propriamente ditas ( Rb20). Os Zeolites funcionam como um filtro biológico e consiste em grânulos de dimensões reduzidas altamente ricos em clinoptilotite que servem não só de substracto às colónias de bactérias que se procura desenvolver mas também adsorvem selectivamente minerais e compostos orgânicos como é o caso da Amónia que por sua vez é metabolizada pelas bactérias. Com dosagens iniciais mínimas, é necessário recorrer aos testes e observação do próprio aquário para ir ajustando as doses dos integradores à medida que o aquário vai maturando.

No início da segunda semana do Método Purist, foi introduzido um peixe considerado resistente ( Dascyllus melanurus) para promover a produção de compostos azotados e dar assim continuação à reprodução e estabilização dos nichos bacterianos. As dosagens dos integradores foram aumentadas com a introdução do peixe e de alguns corais. Foi também colocada uma bomba Eheim temporária para fazer a circulação enquanto a bomba permanente ( Vortech Mp10) não chega. Em relação à iluminação, apenas 4 x T8 se encontram ligadas sendo 2 x 8000K + 2 x actínicas com um fotoperíodo de 7h diárias.








Dascyllus melanurus a promover a filtragem biológica

Também alguns corais foram introduzidos nesta fase que, em dias, ficaram mais escuros devido à aclimatação dos novos parâmetros e da presença de carga orgânica que promoveu o crescimento das algas simbióticas ( zooxanthelas).


















Parte III - Residentes Permanentes ( continuação)

Sem comentários: