sábado, 3 de outubro de 2009

Review: ELOS Test Kits

Para se criar uma rotina de manutenção fiável e adequada ao aquário, é necessário ter sempre à mão uma bateria de testes de qualidade, de modo a obter-se uma leitura correcta dos parâmetros da água para eventuais acertos/correcções. Os testes são usados desde o início do ciclo biológico do aquário às frequentes afinações dos reactores ao longo de toda a vida do aquário, passando por eventuais problemas que ocorram no aquário e que carecem de diagnóstico para se proceder à sua resolução e por isso este artigo é escrito no sentido de dar a conhecer uma das marcas que oferece melhor qualidade neste tipo de produtos.

Muitos aquariofilistas negligenciam os testes à água do aquário a não ser quando ocorre um problema a nível de vivos ou quando se dá o aparecimento de algas e isto deve-se principalmente ao factor comodismo, uma vez que fazer testes com regularidade exige alguma paciência, tempo e motivação, principalmente quando os testes são pouco práticos, dão leituras pouco exactas ou um dos reagentes acaba com o(s) outro(s) reagente(s) ainda por gastar. A Elos teve isso em conta e colocou à disposição do aquariofilista uma bateria de oito testes que visam tornar a monitorização dos parâmetros da água mais fácil e controlada, perdendo-se apenas alguns minutos na realização dos mesmos.



No entanto, é importante realçar que não há necessidade de se fazerem testes diáriamente à água ou a todos os parâmetros com regularidade. Os testes devem ser feitos de acordo com o tipo de monitorização/manutenção que se pretende para o aquário e há um timming ideal para todos, sendo que a única altura em que todos os testes podem ser feitos é no período de inserção de vivos ou numa eventual perda destes.

De um modo geral, a grande vantagem em usar os testes Elos é a facilidade com que se fazem os mesmos, ao mesmo tempo que proporcionam leituras bastante fiáveis, quer de um modo aproximado, quer exacto. Isto diz respeito ao modo " Aproximação" e ao modo " Precisão", respectivamente no caso do teste de Cálcio. Outro grande ponto é o facto do problema dos reagentes acabarem em testes multi-reagente impossibilitando o uso dos restantes e, por conseguinte, o usufruir de todo o teste não se coloca uma vez que a marca dispensa recargas para os testes multi-reagente de Ca e Mg, recargas essas que contêm ainda mais produto que as originais. Todas as caixas de testes, para além do folheto de instrucões em várias línguas, contêm também um cartão informativo, sem texto, com as instruções em formato gráfico e com as várias escalas de cores no caso dos testes colorimétricos ( comparação entre a cor da pipeta e a escala de cores no cartão) para uma compreensão rápida e prática no uso do produto.

Teste Amónia ( NH3/NH4)


Teste colorimétrico constituído por três reagentes líquidos
e respectiva escala de cores


Teste Nitritos ( NO2)


Teste colorimétrico constituído por um reagente líquido e respectiva
escala de cores


Teste Nitratos ( NO3)


Teste colorimétrico misto constituído por dois reagentes
( um líquido e outro em pó) e respectiva
escala de cores

Teste Fosfato ( PO4)


Teste colorimétrico constituído por dois reagentes líquidos
e respectiva escala de cores
( água doce e água salgada)

Teste Dureza Carbonatada ( kH)


Teste de contagem constituído por um reagente líquido
e sem escala de cores
com margem de 0.5ºdKH

Teste de pH ( pH)


Teste colorimétrico constituído por um reagente líquido
e respectiva escala de cores


Teste Magnésio ( Mg)


Teste de contagem constituído por quatro reagentes
( três líquidos e um pó)
com precisão até às dezenas

Teste Cálcio ( Ca)


Teste de contagem constituído por quatro reagentes ( três líquidos e um pó)

" Modo Aproximação" de 50 em 50 ppm
" Modo Precisão" de 10 em 10 ppm


Como se pode ver nas fotos, no caso dos testes multi-reagente, os reagentes estão descritos em abecedário, sendo ordenada a sua administração com base nas instruções e como é comum um deles acabar mais depressa do que os outros, a Elos colocou à disposição esses mesmos reagentes em embalagens mais volumosas ( no caso dos líquidos) com as mesmas letras de modo a ser facilitada a sua aquisição em qualquer loja com produtos Elos. Nos testes colorimétricos, as escalas de cores são de fácil leitura distinguindo-se bem a cor correspondente a cada valor numérico o que ajuda bastante na hora de comparar a cor da pipeta com as cores da escala. Todos os testes vêm com pipetas ( algumas numeradas, outras lisas) e com seringas para as medições serem o mais rigorosas possível.

Sem comentários: