quarta-feira, 11 de novembro de 2009

4 Meses depois...

Houve entradas de mais alguns vivos , quer de corais, quer de peixes. O aquário encontra-se minimamente estável, ainda com alguma quantidade de Cianobactérias presentes nalgumas zonas da areia mas em franca remissão. A nível de equipamento houve alguns upgrades, nomeadamente na circulação, no modo como se faz a reposição da água evaporada e na combinação de lâmpadas.

As duas bombas Eheim, inestéticas que proporcionavam uma circulação deficiente e pouco natural, deram lugar a uma bomba mais eficiente, mais compacta e estéticamente mais agradável de se ter dentro do aquário. Estou obviamente a falar da Vortech MP10 que tem as mesmas funcionalidades e potencial que os modelos superiores mas com metade do tamanho. Brevemente sairá mais um mini-review desta bomba.



Para reposição automática da água evaporada, instalei também uma bomba peristáltica da Aqua Medic - Niveaumat Sp3000 - que permite, através de uma bóia colocada na Sump, repor água de osmose misturada com kalwasser ( Hidróxido de Cálcio) de modo a manter os níveis óptimos de Ca e HCO3 constantes, bem como o nível de água no sistema.



A calha está finalmente 100% operacional com um fotoperíodo completo de 10h diárias e uma combinação de lâmpadas que promovem um tom de luz mais azulado, realçando assim as cores dos corais, particularmente a sua fluorescência.


Calha com 6 x 18W T8

Em relação aos vivos, entraram alguns LPS, nomeadamente uma Caulastrea, Acanthastreas e alguns Zoanthus para preencherem um pouco mais a rocha. De peixes saiu o Centropyge acanthops por ser um peixe que necessita de mais espaço e rocha e entraram mais um Blenny e três espécies de Góbios, sendo que uma delas vem com um camarão simbiótico: um Alpheus sp. Para além dos peixes, entraram mais alguns ermitas de patas vermelhas e ermitas de patas brancas.








Colecção de Acanthastreas












3 comentários:

pbl disse...

Este aquário está a fazer-me ponderar seriamente a possibilidade de montar um salgado.
Brilhante!
Pedro

André disse...

Olá Pedro,

Espero bem que sim e que daqui por uns tempos assista ao nascimento do teu salgado. Só custa o material. Quando vires pessoalmente o potencial que um salgado oferece, não vais querer outra coisa.

Obrigado pela tua visita e comentário.

Abraço,
André

pbl disse...

Ora essa, é um prazer.
Ando a pensar numa coisa pequena, talvez um cubo com 60X60X60.
Lá para a Primavera.
Para já ando só a tentar aprender alguma coisa
É tudo muito diferente da água doce.
Um admirável mundo novo.
Outro abraço