segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Review: Vortech MP40 - A bomba mãe

Depois de algum tempo com as Tunze Nanostream 6055 e de várias configurações nas suas posições e programas de modo a tentar criar uma circulação o mais aleatória e abrangente possível, cheguei à conclusão que apenas com duas bombas era difícil chegar a esse ponto, tendo em conta a disposição da rocha. Havia sempre zonas com grande circulação e outras com nenhuma, criando pontos mortos onde os detritos se acumulavam. Para além disso, era complicado fazer com que as correntes chegassem a todos os corais e portanto, depois de muita ponderação entre colocar mais duas Nanostream ou fazer o upgrade para uma Vortech MP40, optei por esta última. O que realmente me convenceu foi o facto de poder visitar regularmente um aquário de 1.50m dominado por SPS em que a circulação é feita apenas por uma MP40 com a potência a 3/4. O resultado é excelente: todos os pólipos mexem dentro do aquário e as correntes criadas são tão aleatórias e naturais que isso reflecte-se no aspecto dos corais.

Fiz então a encomenda à ReefQuest e passada uma semana, recebia a minha Vortech MP40. Na hora de explorar o interior da caixa, fica-se com a sensação que é uma bomba extremamente fácil de montar e que nos pouco exige em termos de cabos e arrumação. Uma breve olhada pelo livro de instrucções e facilmente ficamos a perceber como é feita a montagem da bomba de modo a tirarmos o máximo proveito dela, do controlador, bem como da sua manutenção.





Uma vez que a bomba tem duas partes que se unem através de um poderoso íman, ficando a parte electrónica de fora do aquário e a parte mecânica ou móvel dentro, deve-se ter o cuidado de seguir as instruções à risca de modo a criar uma boa fixação ao vidro de ambas as partes, prevenindo assim as vibrações anormais por esforço do rotor com consequente descalibração do mesmo e barulho incomodativo. O íman deve ser regulado para a espessura do vidro do aquário e a parte móvel ou interna deve ser perfeitamente alinhada com a parte externa. No que diz respeito à parte interna da bomba, esta é extremamente leve e facilmente manipulável, bem como suficientemente discreta para passar despercebida dentro do aquário. Esta foi uma das grandes razões que me levou a comprar esta bomba. Apenas 7cm da bomba estão visíveis dentro do aquário e quando o aquário não é muito grande, este pormenor faz toda a diferença.





No que diz respeito ao controlador, este tem uma aparência muito sóbria, simples e compacta, podendo ser facilmente poisado sobre uma superfície plana ou fixado a uma superfície vertical através de quatro furos disponíveis nos seus quatro cantos, prevenindo assim a sua queda acidental. Eu optei por esta última ao fixá-lo por baixo da consola do Aquatronica, no exterior do compartimento eléctrico. Através da ilustração no livro de instruções ou mesmo na parte posterior do controlador, é possível configurarmos a bomba para o tipo de circulação que mais nos convém, acertar a bomba primária/secundária no caso de duas bombas e conhecer quais os botões para esse fim.







Para terminar, é sem dúvida alguma uma excelente escolha para quem tem um aquário que é exigente na circulação, quer seja pela disposição da rocha, quer pelo tipo de corais escolhidos. Para além de ter a particularidade de ser bastante discreta dentro do aquário devido às dimensões da parte interna, é suficientemente potente e eficiente para, na maior parte dos casos, mantermos apenas uma bomba no aquário como veículo principal de circulação e no que diz respeito à sua manutenção, é das bombas mais fáceis de limpar pelo simples facto de não se ter fios e partes electrónicas a atrapalhar. Basta remover a parte interna da água, colocá-la em vinagre ou ácido muriático, deixar actuar umas horas e está como nova. É uma hipótese muito interessante a considerar na circulação do aquário, principalmente se tivermos em conta que, no meu caso, para ter a mesma eficiência e liberdade de utilização tería de ir para, pelo menos, três Tunzes Nanostream e no fim, a Vortech acaba por sair muito mais em conta, em todos os aspectos.

Com as Tunze:



Com a Vortech:

2 comentários:

jorge neves disse...

Olá Silvestre

Tiro o meu chapéu ao teu blog e a toda a dedicação que tens para com o teu sistema...não só para teu gozo...mas também para o bem estar dos teus residentes.
Os meus sinceros parabéns.
Um abraço.

Jorge Neves

André disse...

Olá Jorge,

Obrigado pelo teu comentário e pela tua visita. Está programado começar a criar mais actividade no Blog através de mais mini-reviews como a da Vortech, da experiência adquirida nalguns temas e do nano de 112L que ainda aqui não expus. Sempre acompanhado de fotos, claro.
Fica atento.


Abraço e até breve,
André